Com o advento cada vez mais forte da internet e do mundo digital em nossas vidas, os golpes, também, se aperfeiçoaram. Antes tínhamos muitos golpes no offline e hoje esses golpes estão acontecendo no online. Nesse artigo vou demostrar alguns golpes que tem acontecido e o que você pode fazer para não cair em um golpe e se acabou caindo, quais os passos que precisam ser feitos para que você não fique no prejuízo.
Ataque Hacker
Um dos golpes mais temidos entre os usuários é o roubo do seu dinheiro por hackers que acessam a sua conta e retiram o seu dinheiro.
Porém, esse tipo de golpe é o mais combatido pelas instituições financeiras, visto que investem fortunas na segurança de seus aplicativos e internet banking.
Mas isso não quer dizer que esses golpes, ainda, não aconteçam. Caso você verifique o seu extrato bancário ou sua fatura no cartão de crédito e não reconheça saídas de dinheiro dela, você deve acionar imediatamente o banco, relatando o problema e buscando um esclarecimento.
Juntamente com a requisição ao banco, você deve fazer o registro de um boletim de ocorrência relatando o furto do seu dinheiro ou a clonagem do seu cartão.
Seguindo esses passos, você poderá comprovar que sofreu um ataque na sua conta, por ineficiência da segurança do banco e por isso poderá ter o seu dinheiro ressarcido e receber eventual dano moral, dependo de como ocorreu o seu caso.
GOLPE NO WHATSAPP OU NAS REDES SOCIAIS (INSTAGRAM E TIKTOK)
Esse é um dos golpes mais comuns no momento, quando o criminoso se passa por algum amigo ou familiar, onde solicita dinheiro para efetuar o pagamento de alguma conta ou quando invade a rede social de algum amigo/conhecido e finge estar vendendo bons produtos a um custo extremamente atrativo, sob a justificativa de estar se mudando ou precisando do dinheiro.
Quando a pessoa de boa fé acaba fazendo a transferência do dinheiro através do pix e se ve bloqueado das redes sociais e não consegue mais contato com o criminoso, vendo que caiu em um golpe.
GOLPE DO FALSO LEILÃO
O golpe do falso leilão vem trazendo grandes prejuizos aos consumidores, ele é o golpe onde o consumidor de boa fé entra em um site falso, com todos os dados do leilão e participa de um falso pregão online, onde será leiloado um bem (geralmente um veículo). A vítima somente percebe que se trata de um golpe, quando vai retirar o veículo e não consegue, por se tratar de um golpe.
Apenas fazer um boletim de ocorrência não vai resolver a sua situação, o que precisa ser feito é entrar em contato com o seu banco e relatar o ocorrido, afirmando ter caído em um golpe e solicitar o estorno do pix. O banco central já definiu as regras para que as instituições bancarias realizem esse estorno.
Agora se você entrou em contato com o seu banco e este não tomou as providencias necessárias para você reaver o seu dinheiro é o momento de entrar em contato com um escritório especializado em direito bancário, para conseguir reaver o seu dinheiro.
Nós da RC Advocacia e Consultoria jurídica estamos à disposição para te ajudar da melhor forma, clicando no botão abaixo você conseguirá relatar o seu caso e falar com o especialista.